COVID-19: abordagem da educação universitária para a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37711/desafios.2022.13.1.363

Palavras-chave:

COVID-19, abordagem, educação universitária, pandemia

Resumo

Sr. Editor, a sempre instável educação universitária no país foi minada como resultado da declaração de emergência quando entrou em vigor em 16 de março de 2020 (Decreto Supremo nº 044-2020-PCM, 2020). A pandemia no país influenciou diretamente o estilo de vida de toda a população peruana; neste caso, estudantes universitários de graduação e pós-graduação que tiveram que se adaptar a uma abordagem diferente para sua educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Canaza, F. (2020). Educación superior en la cuarentena global: Disrupciones y transiciones. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 14(2). https://doi.org/10.19083/ridu.2020.1315

Decreto Supremo N.º 044-2020-PCM. (2020, 15 de marzo). Congreso de la República. Diario Oficial El Peruano Edición N.º 10731. https://www.gob.pe/institucion/pcm/normas-legales/460472-044-2020-pcm

Inga, D. y Aguirre, F. (2021). El enfoque de la educación virtual desde una perspectiva holístico frente a la pandemia del COVID-19. Cátedra, 4(1), 81-97.

Mejia, C. R., Rodriguez-Alarcon, J. F., Charri, J. C., Liendo-Venegas, D., Morocho-Alburqueque, N., Benites-Ibarra, C. A., Avalos-Reyes, M. S., Medina-Palomino, D. S., Carranza-Esteban, R. F. y Mamani-Benito, O. (2021). Repercusión académica de la COVID-19 en universitarios peruanos. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, 40(1), e814. http://www.revibiomedica.sld.cu/index.php/ibi/article/view/814

Mujica, O. J. y Pachas, P. E. (2021). Desigualdades sociales en la mortalidad durante la COVID-19 en Lima y Callao. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, 38(1), 183-4. https://doi.org/10.17843/rpmesp.2021.381.6740

Organización de la Naciones Unidas para la Educación, Ciencia y la Cultura, UNESCO (2020). COVID-19 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después, análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. http://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/05/COVID-19-ES-130520.pdf

Rivera, A., Viera, L. y Pulgarón Decoro, R. (2010). La educación virtual, una visión para su implementación en la carrera de Tecnología de la Salud de Pinar del Río. Educación Médica Superior, 24(2), 146-154. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0864-21412010000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Rojas, L. V., Huamán, C. J. V. y Salazar, F. M. (2020). Pandemia COVID-19: Repercusiones en la educación universitaria. Odontología Sanmarquina, 23(2), 203-205. https://doi.org/10.15381/os.v23i2.17766

Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, UNSAAC. (2020). Reglamento de educación virtual para el aprendizaje de los estudiantes de la UNSAAC. http://transparencia.unsaac.edu.pe/links/disposiciones/documentos/resCU/CU141_2020-UNSAACReglamentoEducVirtual.pdf

Vidal, M., Llanusa, S., Diego, F. y Vialart, N. (2008). Entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje. Educación Médica Superior, 22(1). http://scielo.sld.cu/scielo.php

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Gutierrez Chavez, R. G. (2022). COVID-19: abordagem da educação universitária para a pandemia . Desafios, 13(1), 62–63. https://doi.org/10.37711/desafios.2022.13.1.363

Edição

Seção

Carta al editor