Entornos virtuales de aprendizaje y desarrollo decompetencias en tiempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37711/desafios.2021.12.2.340

Palavras-chave:

Ambientes virtuais, desenvolvimento de competências, tempos de pandemias

Resumo

A pandemia causada pela COVID-19, que vem afetando a humanidade desde março de 2020, obrigou as universidades a suspender o desenvolvimento de atividades acadêmicas dentro de suas instalações como medida para evitar o contágio e a propagação do vírus. Nestas circunstâncias, surgiu a possibilidade de adaptar os sistemas de ensino através de ambientes virtuais de aprendizagem (VLE). Para que isto seja bem sucedido, os recursos tecnológicos necessários devem estar instalados e as universidades, professores e estudantes devem estar equipados com o equipamento necessário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barráez, D. (2020). La educación a distancia en los procesos educativos: Contribuye significativamente al aprendizaje. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 8(1), 41-49, https://ojs.docentes20.com/index.php/revista-docentes20/article/view/91

Ministerio de Educación, Perú (MINEDU). Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2017). Docentes y sus aprendizajes en modalidad virtual [Archivo PDF]. MINEDU. http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/MINEDU/5709

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico, OCDE. (2017). Diagnóstico de la OCDE sobre la estrategia de competencias, destrezas y habilidades de México, Resumen Ejecutivo México 2017 [Archivo ODF]. Ediciones OCDE. https://www.oecd.org/mexico/Diagnostico-de-la-OCDE-sobre-la-Estrategia-de-Competencias-Destrezas-y-Habilidades-de-Mexico-Resumen-Ejecutivo.pdf

Rodríguez, B. y Castillo, C. A. (2019). Entornos Virtuales de Aprendizaje: posibilidades y retos en el ámbito universitario. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.

http://doi.org/10.18239/atena.14.2019

Salinas, M. (2011). Entornos virtuales de aprendizaje en la escuela: tipos, modelo didáctico y rol del docente [Archivo PDF]. Pontificia Universidad Católica Argentina. http://eduteka.icesi.edu.co/gp/upload/Educaci%C3%B3n%20EVA.pdf

Siemens, G. (2004). Conectivism: a learning theory for the digital age. https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/Connectivism.pdf

Tobón, S. (2011). Evaluación de las competencias en la educación. Santillana.

Vanillo, G. (2011). Entrevista a George Siemens Desarrollador del Conectivismo. Revista mexicana de bachillerato a distancia, 3(6), 41-47. DOI:

http://dx.doi.org/10.22201/cuaed.20074751e.2011.6

Publicado

2021-05-28

Como Citar

López-Sánchez , J. L., & Beraún-Barrantes, J. . (2021). Entornos virtuales de aprendizaje y desarrollo decompetencias en tiempos de pandemia. Desafios, 12(2), 103–105. https://doi.org/10.37711/desafios.2021.12.2.340