O Connectivismo, um novo paradigma de aprendizagem?
DOI:
https://doi.org/10.37711/desafios.2021.12.1.259Palavras-chave:
conectivismo, era digital, educação artificial, conectismoResumo
Este artigo expõe e argumenta a teoria da aprendizagem chamada connectivismo; um novo paradigma de aprendizagem que começa a ser aplicado nesta era digital, baseado na interconexão dos nós de uma ampla rede de informação e conhecimento. O documento menciona algumas das teorias que deram origem a este novo tipo de aprendizagem, bem como os fundamentos desta teoria por seus criadores e defensores. O papel do professor nesta nova forma de aprendizagem e a importância do aluno ou nó participante é explicado; também, como esta teoria poderia evoluir pela implementação da inteligência artificial e como as conexões inteligentes poderiam ser alcançadas. Finalmente, a teoria é projetada para uma nova forma de aprendizagem baseada na educação artificial, recorrendo a nós inteligentes e conjecturando, de certa forma, a ruptura da indispensabilidade do professor neste processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edgardo Cristiam Iván López De La Cruz, Frank Edmundo Escobedo Bailón

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a. Los autores conservan los derechos de propiedad intelectual (copyright) de las obras publicadas, cediendole a la revista el derecho de primera publicación.
b. Los autores retienen sus derechos de marca y patente, y también sobre cualquier proceso o procedimiento descrito en el artículo.
c. Los autores retienen el derecho de compartir, copiar, distribuir, ejecutar y comunicar públicamente el artículo publicado en la RD (por ejemplo, colocarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en la RD.
d. Los autores retienen el derecho a hacer una posterior publicación de su trabajo, de utilizar el artículo o cualquier parte de aquel (por ejemplo: una compilación de sus trabajos, notas para conferencias, tesis, o para un libro), siempre que indiquen la fuente de publicación (autores del trabajo, revista, volumen, número y fecha).