Posições didáticas sobre o método científico e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa em estudantes universitários.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37711/desafios.2021.12.2.341

Palavras-chave:

metodologia, trabalho de pesquisa, treinamento vocacional, abordagem científica, pesquisa básica

Resumo

Objetivo. Demonstrar que as posturas didáticas com um enfoque quantitativo versus conceitualista-epistemológico do professor sobre o método científico influenciam o desenvolvimento de competências de pesquisa em estudantes universitários. Métodos. Consistia em uma pesquisa pura ou básica, observacional, analítica, prospectiva e de tipo transversal. O nível da pesquisa foi explicativo, avaliando a causalidade de uma variável sobre a outra. A população consistia de 570 estudantes do último ciclo de estudos da Universidade de Huánuco, matriculados no ano acadêmico de 2020-I. A amostra consistiu de 215 estudantes, escolhidos por amostragem aleatória estratificada. Foi utilizado um instrumento de medição documental adaptado da escala de avaliação de habilidades de pesquisa da Jaik e Ortega (2017). Resultados. Os resultados confirmam que a postura didática do professor sobre o método científico influencia as competências de pesquisa do estudante universitário, com uma probabilidade de erro de 3,2 %. Conclusões. Conclui-se que a posição didática do professor sobre o método científico influencia de fato o desenvolvimento das competências de pesquisa dos estudantes universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, O., Gallegos, M., Jácome, J. y Martínez, R. (2017). La Didáctica: Epistemología y Definición en la Facultad de Ciencias Administrativas y Económicas de la Universidad Técnica del Norte del Ecuador. Formación universitaria, 10(3), 81-92. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0718-50062017000300009&lng=es&nrm=iso

Arbeláez, R., Hernández, N. y Pérez, M. (2006). El desarrollo de la competencia investigadora en los estudiantes de pregrado. Docencia Universitaria, 7(1), 5-10. https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistadocencia/article/view/769/1073

Asensi-Artiga, V. y Parra-Pujante, A. (2002). El método científico y la nueva filosofía de la ciencia. Anales de Documentación, 5, 9-19. https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2251

Estrada, O. (2014). Sistematización teórica sobre la competencia investigativa. Revista Electrónica Educare, 18(2), 177-194.

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4780914

Guzmán, C., y Vara, A. (2009). Creencias docentes sobre el método científico y su influencia en las actitudes hacia la investigación y la disposición para realizar tesis en una universidad privada de Lima. Revista Cultura, 21, 341'371. http://www.revistacultura.com.pe/

Instituto Nacional de Estadística e Informática, INEI. (2014). Encuesta Nacional a Egresados Universitarios y Universidades. https://www.inei.gob.pe/media/MenuRecursivo/publicaciones_digitales/Est/Lib1298/Libro.pdf

Jaik, A. y Ortega, E. (2017). Validación de la escala para evaluar Competencias Metodológicas de Investigación [conferencia]. XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa, San Luis Potosí, México. https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/2790.pdf

Orozco, V. (2013). Los criterios epistemológicos en la investigación económica. Pensamiento crìtico, 18(1), 63-79. https://www.revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/econo/article/download/8916/7744

Pinto, A. y Cortés, O. (2017). ¿Qué piensan los estudiantes universitarios frente a la formación investigativa? REDU: Revista de Docencia Universitaria, 15(2), 57-76. https://n9.cl/ikz10

Rodríguez, A. y Pérez, A. (2017). Métodos científicos de indagación y de construcción del conocimiento. Revista EAN, 82, 179-200. https://doi.org/10.21158/01208160.n82.2017.1647

Salazar, D. (2004). Didáctica, Interdisciplinariedad y trabajo científico en la formación del profesor. Editorial Pueblo y Educación. https://n9.cl/qd025

Supo, J. y Zacarías, H. (2020). Metodología de la InvestIgación Científica: Para Las Ciencias de la Salud y Las Ciencias Sociales (3a ed.). Independently Published. https://books.google.com.pe/books?id=WruXzQEACAAJ

Vega-Malagón, G., Ávila-Morales, J., Vega-Malagón, A., Camacho-Calderón, N., Becerril-Santos, A. y Leo-Amador, G. (2014). Paradigmas en la investigación. Enfoque cuantitativo y cualitativo. 10(15), 6. https://n9.cl/t5q0a

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Zacarías Ventura, H. R., Vilchez Guizado, J., & Supo Condori, J. A. (2021). Posições didáticas sobre o método científico e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa em estudantes universitários. Desafios, 12(2), 108–113. https://doi.org/10.37711/desafios.2021.12.2.341

Edição

Seção

Articulos Originales