Posições didáticas sobre o método científico e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa em estudantes universitários.
DOI:
https://doi.org/10.37711/desafios.2021.12.2.341Palavras-chave:
metodologia, trabalho de pesquisa, treinamento vocacional, abordagem científica, pesquisa básicaResumo
Objetivo. Demonstrar que as posturas didáticas com um enfoque quantitativo versus conceitualista-epistemológico do professor sobre o método científico influenciam o desenvolvimento de competências de pesquisa em estudantes universitários. Métodos. Consistia em uma pesquisa pura ou básica, observacional, analítica, prospectiva e de tipo transversal. O nível da pesquisa foi explicativo, avaliando a causalidade de uma variável sobre a outra. A população consistia de 570 estudantes do último ciclo de estudos da Universidade de Huánuco, matriculados no ano acadêmico de 2020-I. A amostra consistiu de 215 estudantes, escolhidos por amostragem aleatória estratificada. Foi utilizado um instrumento de medição documental adaptado da escala de avaliação de habilidades de pesquisa da Jaik e Ortega (2017). Resultados. Os resultados confirmam que a postura didática do professor sobre o método científico influencia as competências de pesquisa do estudante universitário, com uma probabilidade de erro de 3,2 %. Conclusões. Conclui-se que a posição didática do professor sobre o método científico influencia de fato o desenvolvimento das competências de pesquisa dos estudantes universitários.
Downloads
Referências
Abreu, O., Gallegos, M., Jácome, J. y Martínez, R. (2017). La Didáctica: Epistemología y Definición en la Facultad de Ciencias Administrativas y Económicas de la Universidad Técnica del Norte del Ecuador. Formación universitaria, 10(3), 81-92. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0718-50062017000300009&lng=es&nrm=iso
Arbeláez, R., Hernández, N. y Pérez, M. (2006). El desarrollo de la competencia investigadora en los estudiantes de pregrado. Docencia Universitaria, 7(1), 5-10. https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistadocencia/article/view/769/1073
Asensi-Artiga, V. y Parra-Pujante, A. (2002). El método científico y la nueva filosofía de la ciencia. Anales de Documentación, 5, 9-19. https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2251
Estrada, O. (2014). Sistematización teórica sobre la competencia investigativa. Revista Electrónica Educare, 18(2), 177-194.
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4780914
Guzmán, C., y Vara, A. (2009). Creencias docentes sobre el método científico y su influencia en las actitudes hacia la investigación y la disposición para realizar tesis en una universidad privada de Lima. Revista Cultura, 21, 341'371. http://www.revistacultura.com.pe/
Instituto Nacional de Estadística e Informática, INEI. (2014). Encuesta Nacional a Egresados Universitarios y Universidades. https://www.inei.gob.pe/media/MenuRecursivo/publicaciones_digitales/Est/Lib1298/Libro.pdf
Jaik, A. y Ortega, E. (2017). Validación de la escala para evaluar Competencias Metodológicas de Investigación [conferencia]. XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa, San Luis Potosí, México. https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/2790.pdf
Orozco, V. (2013). Los criterios epistemológicos en la investigación económica. Pensamiento crìtico, 18(1), 63-79. https://www.revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/econo/article/download/8916/7744
Pinto, A. y Cortés, O. (2017). ¿Qué piensan los estudiantes universitarios frente a la formación investigativa? REDU: Revista de Docencia Universitaria, 15(2), 57-76. https://n9.cl/ikz10
Rodríguez, A. y Pérez, A. (2017). Métodos científicos de indagación y de construcción del conocimiento. Revista EAN, 82, 179-200. https://doi.org/10.21158/01208160.n82.2017.1647
Salazar, D. (2004). Didáctica, Interdisciplinariedad y trabajo científico en la formación del profesor. Editorial Pueblo y Educación. https://n9.cl/qd025
Supo, J. y Zacarías, H. (2020). Metodología de la InvestIgación Científica: Para Las Ciencias de la Salud y Las Ciencias Sociales (3a ed.). Independently Published. https://books.google.com.pe/books?id=WruXzQEACAAJ
Vega-Malagón, G., Ávila-Morales, J., Vega-Malagón, A., Camacho-Calderón, N., Becerril-Santos, A. y Leo-Amador, G. (2014). Paradigmas en la investigación. Enfoque cuantitativo y cualitativo. 10(15), 6. https://n9.cl/t5q0a
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Héctor Raúl Zacarías Ventura, Jesús Vilchez Guizado, José Antonio Supo Condori
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.