Universidades interculturais no Peru: Desafios e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37711/desafios.2022.13.2.376

Palavras-chave:

filosofia intercultural, interculturalidade, universidade intercultural, conhecimento intercultural, pesquisa intercultural

Resumo

As universidades interculturais são um tipo especial de universidade criada pelo Congresso da República em resposta às demandas dos povos indígenas do país, tanto andinos quanto amazônicos. Eles são instituições distintas das universidades convencionais e promovem o respeito irrestrito por sua própria cultura e dinâmica social. Eles assumem o grande desafio de se tornarem ferramentas para reduzir as preocupantes lacunas no acesso ao ensino superior enfrentadas por nossos jovens indígenas, o que nos torna um país com poucas chances de resolver problemas cruciais que afetam grupos étnicos sob a ameaça do extermínio dos conhecimentos e tradições ancestrais que são únicos no mundo. As universidades interculturais fazem parte do sistema produtivo dos povos e administram o conhecimento intercultural dentro da estrutura de um sistema científico e tecnológico que promove o desenvolvimento de culturas nativas baseadas em seus próprios paradigmas: "boa vida" para os povos andinos; "vida plena" para os amazônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Depaz, Z. (2015). La cosmo-visión andina en el Manuscrito de Huarochirí. Vicio Perpetuo.

Fornet-Betancourt, R. (1994). Filosofía intercultural. Pontificia Universidad de México.

González, G. (Coord.). (2008). El discurso intercultural. Prolegómenos a una Filosofía Intercultural. Biblioteca Nueva.

Yousefi, H. R. (2007). On the Theory and Practice of Intercultural Philosophy. On Community. Community and civil society, 47/48(12), 105-124. http://isiph.ir/en/wp-content/uploads/On-the-Theory-and-Prac-tice-of-Intercultural-Philosophy.pdf

Hallazi, L. (2021, 17 de marzo). ¿Qué hay detrás de los asesinatos de líderes indígenas en la Amazonía peruana? El País. https://elpais.com/planeta-futuro/2021-03-16/que-hay-detras-de-los-asesinatos-de-lideres-indigenas-en-la-amazonia-peruana.html

Helberg, H. (2001a). Pedagogía de la interculturalidad. Programa Forte-Pe.

Helberg, H. (2001b). Fundamentación intercultural del conocimiento. Programa Forte-Pe.

Helberg, H. (2008). Epistemología de la interculturalidad latinoamericana. El vuelo de la luciérnaga, 1, 11-32.

Helberg, H. (2008). Conocimiento intercultural. Indicaciones metodológicas. SUR.

Olivé, L. (2011). Ética y diversidad cultural. Fondo de Cultura Económica.

Solís, G. (2006). Diversidad e interculturalidad: reto y posibilidad en la universidad. CEPREDIM-UNMSM.

Solís, G. (2012). Epistemologías culturalmente específicas. Lengua Y Sociedad, 12(1), 31-41. https://doi.org/10.15381/lengsoc.v12i1.22638

Tubino, F. (2015). La interculturalidad en cuestión. Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú.

Ley Universitaria N.º 30220. (2014, 3 de julio). Ministerio de Educación (Perú). http://www.minedu.gob.pe/reforma-universitaria/pdf/ley_universitaria_04_02_2022.pdf.

Ley General de Educación N°28044. (2003, 29 de julio). Con-greso de la República. https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/105107/_28044_-_31-10-2012_11_31_34_-LEY_28044.pdf?v=1607376440

Presidencia de la República del Perú. (1993). Constitución Política del Perú. https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/198518/Constitucion_Politica_del_Peru_1993.pdf?v=1594239946

Ministerio de Educación (2016). Currículo Nacional de la Educación Básica. http://www.minedu.gob.pe/curriculo/pdf/curriculo-nacional-de-la-educacion-basica.pdf

Universidad Intercultural de la Selva Central Juan Santos Ata-hualpa (2016). Reglamento de Investigación. UNIS-CJSA

Publicado

2022-07-07

Como Citar

García Zárate, Óscar A. (2022). Universidades interculturais no Peru: Desafios e desafios. Desafios, 13(2), 129–136. https://doi.org/10.37711/desafios.2022.13.2.376