Competências digitais e desempenho dos professores nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37711/desafios.2022.13.1.367

Palavras-chave:

competências digitais, desempenho do ensino, ferramentas tecnológicas, educação à distância, serviço educacional, digital educação

Resumo

Este artigo de revisão analisa as competências digitais dos professores e suas implicações para o desempenho do ensino na América Latina em face da modalidade de educação à distância devido à pandemia COVID-19. A metodologia qualitativa utilizada contempla um projeto de pesquisa documental, recorrendo à revisão sistemática de diferentes fontes bibliográficas nacionais e internacionais, tais como documentos normativos, relatórios, artigos científicos, livros e sites organizacionais. Os artigos científicos analisados são indexados em bancos de dados confiáveis, como Web Of Science (ESCI), Scielo, Latindex. Entre os principais resultados temos que no contexto peruano cerca de 60% dos professores têm dificuldades na gestão de competências digitais, afetando um nível básico na criação e desenho de recursos educacionais com intermediação de TIC. Conclui-se que os professores têm dificuldades no desenvolvimento e aplicação das competências digitais, o que leva a um mau desempenho na exigência atual de fornecer serviços educacionais à distância, e que eles precisam ser treinados e atualizados nessas competências a fim de melhorar a qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arias, F. (2006). El proyecto de investigación: Introducción a la investigación científica (5ª ed.). Editorial Episteme.

Baptista, P., Almazán, A., Loeza, C. A., López, V. A. y Cárdenas, J. L. (2020). Encuesta Nacional a Docentes ante el COVID-19. Retos para la educación a distancia. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 50, 41-88. https://doi.org/10.48102/rlee.2020.50.ESPECIAL.96

Carmona, D. y Morales, H. (2021). Retos de la pedagogía en los tiempos de Covid-19. Archivos en Medicina Familiar, 23(2), 59-64. https://www.medigraphic.com/cgibin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=95946

Centurión, A. J. (2021). Competencias digitales docentes en época de emergencia sanitaria: necesidades y oportunidades para estudiantes de educación secundaria en Lambayeque. Revista Peruana de Investigación Educativa, 13(14), 108-131. https://doi.org/10.34236/rpie.v13i14.296

Comisión Económica para América Latina y el Caribe [CE-PAL]. (2020). La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19 [Archivo PDF]. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/1/S2000510_es.pdf

CETYS Universidad (2020, 15 de julio). El rol del docente ante los retos de la educación y COVID-19: M o d e l o CETYS Flex 360°. https://www.cetys.mx/noticias/el-rol-del-docente-ante-los-retos-de-la-educacion-y-covid-19-modelo-cetys-flex-360/

Feito, R. (2020). Este es el fin de la escuela tal y como la conocemos. Unas reflexiones en tiempo de confinamiento. Revista Sociología de la Educación, 13(2), 156-163. https://doi.org/10.7203/RASE.13.2.17130

Fernández-Cruz, F. J. y Fernández-Díaz, M.-J. (2016). Los docentes de la Generación Z y sus competencias digitales. Comunicar, 24(46), 97–105. https://doi.org/10.3916/C46-2016-10

García, N., Rivero, M. L. y Ricis, J. (2020). Brecha digital en tiempo del Covid-19. Revista Educativa Digital, 32(28), 76-85. https://www.hekademos.com/index.php/hekademos/article/view/9

Holguín-Álvarez, J., Apaza-Quispe, J., Ruiz-Salazar, J. M. y Picoy-Gonzales, J. A. (2021). Competencias digitales en directivos y profesores en el contexto de educación remota del año 2020. Revista Venezolana de Gerencia, 26(94), 623-643. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.085049395059&partnerID=40&md5=aaed8b5b-ffe2938564ede7aca610647

Huamán-Ramos, L., Torres Inga, L. A. Amancio-Anzuhueldo, A. M. y Sánchez-Díaz, S. (2021). Educación remota y desempeño docente en las instituciones educativas de Huancavelica en tiempos de COVID-19. Apuntes Universitarios, 11(3), 45-59. https://doi.org/10.17162/au.v11i3.692

La Universidad en Internet (2020, 27 de julio). Competencias digitales docentes. https://www.unir.net/educacion/revista/competencia-digital-docente/

Manrique, A., Baltodano, J. A. y Napaico, M. E. (2021). La competencia digital y el desempeño docente. REVENCYT, 49 (1), 182-194.

Martínez-Garcés, J. y Garcés-Fuenmayor, J. (2020). Competencias digitales docentes y el reto de la educación virtual derivado de la covid-19. Educación y Humanismo 22(39), 1-16. https://doi.org/10.17081/eduhum.22.39.4114

Martínez, S. I. y Lavín, J. L. (2017). Aproximación al concepto de desempeño docente, una revisión conceptual sobre su delimitación [conferencia]. XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa, San Luis Potosí, México. http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/2657.pdf

Medrano, H. y Molina, S. (2010, del 13 al 15 de septiembre). Desempeño profesional de docentes del Siglo XXI [conferencia]. Congreso Iberoamericano de Educación. Metas 2021, Buenos Aires, Argentina.

Ministerio de Educación (2020, 10 de setiembre). Minedu contratará planes de telefonía y datos para celulares de más de 400 mil docentes de escuelas públicas. https://www.gob.pe/institucion/minedu/noticias/302134

Ministerio de Educación (2014). Marco de Buen Desempeño Docente. Para mejorar tu practica como maestro y guiar el aprendizaje de tus estudiantes. [Archivo PDF]. http://www.minedu.gob.pe/pdf/ed/marco-de-buen-desempeno-docente.pdf

Murillo, F. J. y Duk, C. (2020). El Covid-19 y las brechas educativas. Revista latinoamericana de Educación Inclusiva, 14(1), 11-13. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782020000100011

Ñaupas, H., Valdivia, M. R., Palacios, J. J. y Romero, H. E. (2018). Metodología de la investigación cuantitativa-cualitativa y redacción de la tesis (5ª. ed.). Ediciones de la U.

Orosco-Fabian, J. R., Pomasunco-Huaytalla, R., Gómez-Galindo, W., Salgado-Samaniego, E. y Colachagua-Calderón, D. A. (2021). Digital Competences in Secondary Education Teachers in a Province of Central Peru. Educare Electronic Journal, 25(3), 1-25. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85116415364&doi=10.15359%-2free.25-3.34&partnerID=40&md5=c1f308

Picón, G. A., González, G. y Paredes, J. N. (2021). Desempeño y formación docente en competencias digitales en clases no presenciales durante la pandemia COVID-19. Revista Científica Internacional, 8(1), 139-153.

Rodríguez, A. J. (2021). Competencias digitales docentes y su estado en el contexto virtual. Revista Peruana de Investigación e Innovación Educativa, 1(2), 1-9.

Ruiz-Ramírez, J.A., Tamayo-Preval, D. y Montiel-Cabello, H. (2020). Teachers' digital competences in the online classes modality: A case study in a health crisis context. Texto Livre, 13(3), 47-62. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85098792096&doi=10.35699%2f1983-3652.2020.25592&partnerID=40&m

Sierralta-Pinedo, S. (2021). Competencias digitales en tiempos de COVID-19, reto para los maestros de la Institución Educativa CECAT "Marcial Acharán". Mendive, 19(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962021000300755

Tecnológico de Monterrey (2020, 26 de octubre). La capacitación docente, el gran reto de la educación en línea. https://observatorio.tec.mx/edu-news/capacitacion-docente-covid

Torres-Inga, L. A., Huamán-Ramos, L., Amancio-Anzuhueldo, A. M. y Sánchez-Díaz, S. (2022). Habilidades digitales y desempeño docente en el área de comunicación de educación secundaria, en tiempos de pandemia. Apuntes Universitarios, 12(1), 190-206. https://doi.org/10.17162/au.v11i5.928

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura [UNESCO]. (2008). Estándares UNESCO de competencia en TIC para docentes. http://eduteka.icesi.edu.co/articulos/Estandares-DocentesUnesco

Universidad Internacional del Ecuador (2020, 21 de agosto). Competencias y herramientas digitales para el docente en el contexto COVID-19. https://www.uide.edu.ec/competencias-y-herramientas-digitales-para-el-docente-en-el-contexto-covid-19/

Zavala, D., Muñoz, K. y Lozano, E. (2016). Un enfoque de las competencias digitales de los docentes. Revista Publicando, 3(9), 330-340. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5833540

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Reyna Alcántara, A. (2022). Competências digitais e desempenho dos professores nas escolas. Desafios, 13(1), 25–36. https://doi.org/10.37711/desafios.2022.13.1.367

Edição

Seção

Articulos Originales