Atitudes machos chauvinistas entre estudantes de engenharia de mineração em uma universidade pública no Peru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37711/desafios.2022.13.1.365

Palavras-chave:

atitude, macho, domínio cultural, papel sexual, sexualidade, estudante

Resumo

Objetivo. Analisar, descrever e caracterizar as atitudes machos chauvinistas nos estudantes da Faculdade de Engenharia de Minas da Universidade Nacional do Peru Central (UNCP). Métodos. O método científico e dedutivo foi aplicado; o estudo foi básico, descritivo, quantitativo e não-experimental-transversal. A amostra consistiu de 254 estudantes que, com seu consentimento informado, foram administradas as Atitudes Rumo à Escala de Machismo (EAHM). Os dados foram processados com o programa estatístico R Studio v.1.2.55001. Resultados. há uma atitude de aceitação do machismo em suas várias dimensões: domínio masculino, superioridade masculina, gestão e liderança masculina do lar, socialização do papel social diferenciado e controle da sexualidade exercida pelo homem; todos caracterizados por uma posição de inferioridade e subordinação da mulher ao homem, estruturas familiares onde o homem é chefe de família e provedor econômico e a mulher desempenha o papel doméstico e é considerada como um instrumento de procriação. Conclusão. As atitudes machistas dos estudantes reforçam a cultura patriarcal em seu ambiente social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yadida Pariansullca Rodriguez, Universidad Nacional del Centro del Perú

LicenciadaLicenciada en Sociología, investigadora en temas de género

Rossy Thalia Munguia Huatuco, Universidad Nacional del Centro del Perú

Graduated in Sociology. Researcher on gender issues.

Marisol Condori Apaza, Universidad Nacional del Centro del Perú

Doctora en Sociología. Docente investigadora de la Universidad Nacional del Centro del Perú. Gestora y miembro del Comité Editorial de la Revista Científica de Ciencias Sociales "Socialium"

Referências

Candioti, E. N. y Huaman, S. C. (2017). Actitudes machistas en estudiantes del octavo semestre de las facultades de Ingeniería Mecánica y Trabajo Social de la Universidad Nacional del Centro del Perú [Tesis de pregrado, Universidad Nacional del Centro del Perú]. Repositorio Institucional UNCP. https://hdl.handle.net/20.500.12894/1680

Chuco, J. J. (2019). Actitud machista en adolescentes atendidos en un centro de salud pública del distrito de Independencia [Tesis de pregrado, Universidad Inca Garcilaso de la Vega] Repositorio Institucional UIGV. http://repositorio.uigv.edu.pe/bitstream/handle/20.500.11818/4313/TRABSUFICIENCIA_CHUCO_JELI.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Defensoría del Pueblo. (2020). Defensoría del pueblo: se registraron132 feminicidios el 2020. Perú. https://www.gob.pe/institucion/defensoria-del-pueblo/noticias/322749-defensoria-del-pueblo-se-registraron-132-feminicidios-en-el-2020

Díaz, A. (2017). El marxismo y la opresión de la mujer [Archivo PDF]. http://www.laizquierdadiario.com/ideas-de-izquierda/wp-content/uploads/2017/04/2017-El-marxismo-y-la-opresio%CC%81n-de-la-mujer.pdf

Guevara, E. (2008). La masculinidad desde una perspectiva sociológica: una dimensión del orden de género. Sociológica, 23(66), 71-92. http://www.scielo.org.mx/pdf/soc/v23n66/v23n66a4.pdf

Hernández, I. 2014). Violencia de género. Una mirada desde la sociología. Ciéntífico-Técnica. https://dokumen.pub/violencia-de-genero-una-mirada-desde-la-sociologia-9789590507298-9590507298.html

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. (4a ed.). McGrawHill.

Huertas, J. M. (2008). Actitudes humanas, actitudes sociales [Archivo PDF]. http://umer.es/wpcontent/uploads/2015/05/n47.pdf

León, M. S. (2018). Actitudes hacia el machismo en estudiantes de secundaria de un centro educativo de Huaylas 2017 [Tesis de pregrado, Universidad San Pedro]. Repositorio Institucional USP. http://repositorio.usanpedro.edu.pe/bitstream/handle/USANPEDRO/9013/Tesis_59455.pdf?sequence=1&isAllowed=y

López, P. y Fachelli, S. (2015). Metodología de la investigación social cuantitativa. Universidad Autónoma de Barcelona. https://ddd.uab.cat/pub/caplli/2016/163567/metinvsoccua_a2016_cap2-3.pdf

Medina, R. Y. y Silva, S. G. (2016). Percepciones sobre el machismo en las mujeres del Barrio III del Centro Poblado Alto Trujillo, 2013 [Tesis de pregrado, Universidad Privada Altenor Orrego]. Repositorio Institucional UPAO. http://repositorio.upao.edu.pe/bitstream/upaorep/1702/1/RE_OBSTETRICIA_MACHISMO-PERCEPCION_TESIS.pdf

Ministerio de la Mujer y Poblaciones Vulnerables. (2019). Informe estadístico, enero 2019. MIMP.

Parsons, T. y Bales, R. (1956). Family socialization and interaccion process. Routledge.

Pineda, C. R. (2018). Actitudes hacia el machismo en estudiantes de secundaria de una institución educativa rural de Huaraz [Tesis de pregrado, Universidad San Pedro]. Repositorio Institucional USP. http://repositorio.usanpedro.edu.pe/bitstream/handle/USANPEDRO/9038/Tesis_59686.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Pineda, E. (2019, 11 de febrero). México lidera los feminicidios en América Latina. CCN. https://news.cultura-colectiva.com/mexico/mexico-lidera-los-feminicidios-en-america-latina/

PLAN International. (2021). Conoce las estadísticas de violencia contra las mujeres durante la pandemia en 2021. Planinternational.org.pe. https://www.planinternational.org.pe/blog/conoce-las-cifras-de-violencia-contra-las-mujeres-durante-la-pandemia

Robles, F. (2018). Los 15 tipos de investigación científica y sus características. Lifeder.com. https://www.lifeder.com/tipos-investigacion-cientifica/#Investigacion_basica

Ruiz, D. y Garrido, A. (2018). Rompiendo moldes: transformar imaginarios y normas sociales para eliminar la violencia contra las mujeres [Archivo PDF]. OXFAM. http://209.177.156.169/libreria_cm/archivos/pdf_1679.pdf

Ruiz, S. E. y Ruiz, S. (2015). Machismo, misogina, patriarcado. Una reflexión desde la terapia narrativa. Revista de Psicología Procesos Psicológicos y Sociales, 11(1), 1-35. https://www.uv.mx/psicologia/files/2015/09/Sara-E.-Ruiz-Vallejo-Susana-Ruiz-Pimentel.pdf

Sanchez, J. (2010). Actitudes hacia el machismo en alumnas del sexto grado de primaria, quinto año de secundaria y cuarto año de educación superior [Tesis de pregrado, Universidad Nacional Mayor de San Marcos] Perú.

Simmel, G. (1988). Comienzos de la Sociología analítica en Timasheff. Fondo de Cultura Económica.

SPUTNIK Mundo. (2021). Femicidios en América Latina 2021: las alarmantes cifras. Sputnik. https://mundo.sput-niknews.com/20210303/femicidios-en-america-latina-2021-las-alarmantes-cifras-1109494935.html

Vilchez, S. Y. (2015). Actitudes frente al machismo y dependencia emocional en estudiantes pertenecientes a una universidad nacional de "Nuevo Chimbote", 2015. Cientifi-K, 3(2), 74-81. http://revistas.ucv.edu.pe/index.php/CIENTIFIK/article/view/912

Weber, M. (1971). Economía y sociedad. Editorial de Ciencias Sociales.

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Pariansullca Rodriguez, Y. ., Munguia Huatuco, R. T. ., & Condori Apaza, M. (2022). Atitudes machos chauvinistas entre estudantes de engenharia de mineração em uma universidade pública no Peru. Desafios, 13(1), 9–16. https://doi.org/10.37711/desafios.2022.13.1.365

Edição

Seção

Articulos Originales